Jesus vai preparar uma morada para nós

11/01/2014 00:05
 
João 14: 1-31
 
1 "Não se perturbe o vosso coração . Acredite em Deus, crede também em mim . 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas . Se não fosse assim , eu teria dito que vou preparar um lugar para vocês ? 3 E se eu for e preparar um lugar para vocês, eu virei outra vez e vou levá-los para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também .
 
Jesus assegura seus discípulos que, a despeito do fato de que sua morte estava se aproximando, eles deveriam manter a fé nele e em Deus. Ele faz uma promessa de que ele vai preparar um lugar para eles na casa de Deus, assegurando-lhes que a casa de Deus é grande o suficiente para incluir todos os filhos redimidos de Deus . Quando Jesus voltar, ele vai voltar para o seus e vai levá-los para ficar com ele . Agora vem a pergunta: O que é a casa de Deus ? A única casa de Deus que nos é familiar no contexto da Bíblia é seu templo, seja na forma da tenda ou em suas estruturas mais tarde elaboradas de pedra. Entretanto  nós sabemos que depois de sua morte, Jesus foi estar com seu Pai, então podemos concluir que o tabernáculo celestial é, provavelmente, o que veremos nesta passagem.
 
No livro do Apocalipse, lemos sobre a restauração final e recriação da terra - os novos céus ea nova terra . Os céus descerá à Terra para formar uma entidade. Neste ponto, não haverá um templo na cidade de Jerusalém. É assim que João escreveu sobre o assunto :
 
" 22 E não vi templo na cidade, para o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso , e o Cordeiro ."  (Apoc.21 : 22)
 
Voltando às palavras de Jesus aos seus discípulos, à luz do livro de Apocalipse , podemos entender que, como Jesus disse a eles que ele deve morrer , ele estava indicando que isso resultaria em um processo de recriação. Depois da sua morte, ele iria começar a preparar um lugar de habitação alegre , pacífica e justa eterna para os seus discípulos. Após sua ressurreição e sua volta, ele os levará lá.
 
4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou . "5 Disse-lhe Tomé :" Senhor, não sabemos para onde vais . Como podemos saber o caminho? "6 Disse-lhe Jesus :" Eu sou o caminho , e a verdade , ea vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. 7 Se você tivesse me conhecido , você teria conhecido meu Pai também . A partir de agora você não conhecê-lo e tê-lo visto . "
 
É provável que Tomé pensou que Jesus estava se referindo a um esconderijo secreto onde ele agora pode retirar-se para escapar à prisão . Jesus porém falou de algo completamente diferente.
 
8 Disse-lhe Filipe : "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta ". 9 Disse-lhe Jesus : "Eu tenho estado com você por tanto tempo , e você ainda não me conhece , Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai . Como você pode dizer: ' Mostra-nos o Pai'? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim ? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo , mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras . 11 Crede-me que estou no Pai e que o Pai está em mim, crede por causa das mesmas obras .
 
O Evangelho continua dirigindo ao mesmo ponto inicial novamente e novamente. Para ver Jesus é ver Deus. Para aceitá-lo é aceitar Deus. Para servi-lo é servir a Deus .
 
12 "Em verdade , em verdade vos digo, quem crê em mim fará também as obras que eu faço, e maiores do que estas fará , porque eu vou para o Pai . 13 Tudo o que pedirdes em meu nome , isso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
 
O nome de Jesus é muito mais do que a forma verbal ou escrita (Jesus vs Yeshua , etc, Senhor contra YHWH contra o Senhor ) . O nome de Jesus é um símbolo poderoso da realidade combinada de todos que Jesus é , o que ele diz eo que ele faz. Para pedir algo em nome de Jesus é pedir por causa de quem ele é, o que ele diz e do que ele faz . Este é de fato o poder de seu Nome e não devemos buscar nenhum outro.
 
15 " Se você me ama , VOCÊ VAI GUARDAR OS MEUS MANDAMENTOS . 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para estar convosco para sempre , 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Você sabe , porque ele habita convosco e estará em vós . 18 " Eu não deixarei órfãos ; eu vou chegar até você. 19 Ainda um pouco, eo mundo não me verá mais , mas vós me vereis . Porque eu vivo, vós também vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai , e vós em mim, e eu em ti. 21 AQUELE QUE TEM OS MEUS MANDAMENTOS E OS GUARDA, ESSE É O QUE ME AMA. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele . "
 
Mais uma vez, Jesus afirma uma série de pontos muito importantes que preparam os seus apóstolos para continuar o seu serviço em seu lugar. 
 
22 Judas (não o Iscariotes ) disse-lhe: "Senhor, como é que você vai manifestar -se a nós e não ao mundo ? " 23 Respondeu-lhe Jesus : "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, eo meu pai o amará , e nós viremos a ele e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras .
 
E A PALAVRA QUE ESTAIS OUVINDO NÃO É MINHA, MAS DO PAI QUE ME ENVIOU. 25 " Estas coisas vos tenho dito enquanto ainda estou com você. 26 Mas o Consolador , o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse . 27 Deixo com você, a minha paz vos dou . Não como a dá o mundo que eu dou para você . Não deixe seu coração ser incomodado , nem se atemorize . 28 Você me ouviu dizer a você : "Estou indo embora , e eu vou chegar até você. " Se você me amasse , você teria se alegrou, porque eu vou para o Pai , pois o Pai é maior do que eu 29 E agora eu já lhe disse antes que ele ocorra , de modo que quando ele faz acontecer você pode acreditar. 30 Eu já não falarei muito convosco , porque o príncipe deste mundo está chegando . Ele não tem nenhum direito sobre mim, 31 mas eu faço como o Pai me ordenou , para que o mundo saiba que eu amo o Pai . Levanta-te, vamo-nos daqui.
 
.