Como Jacó se tornou Israel

26/09/2014 00:46

Como Jacó se tornou Israel?

Quando olhamos para os nomes dos personagens bíblicos em hebraico, vemos coisas que não podem ser vistos na tradução. Tomemos por exemplo, a história de Jacó que se transformou em Israel.

O nome de Jacó em hebraico (יַעֲקב Yakov) foi conectado com a palavra "calcanhar" (עָקֵב AKeV). Você se lembra que quando o bebê Esaú saiu primeiro, a parteira não podia acreditar no que via: Jacó segurava seu irmão Esaú  por seu calcanhar não estava disposto a deixá-lo sair! Vendo seu filho segurando seu irmão pelo calcanhar Rebecca e Isaque o chamaram - Yakov (Jacó).

 

O nascimento de Jacó definiu sua vida até que um outro evento de importância ainda maior - o seu encontro pessoal com um mensageiro muito especial. Ele é conhecido na Bíblia como o Anjo do Senhor (Gen.32).

 

Assim como no seu nascimento, agora também Jacó segura alguém em pouco mais difícil! Desta vez, não seu irmão mais velho, mas o Anjo do próprio Senhor. Jacó exigiu que finalmente iria ser concedido a ele algo que não tinha sido dado quando criança - a poderosa bênção que tão grandemente valorizava e apaixonadamente desejava. Vendo Jacó com persistência e máximo empenho, o Anjo do Senhor concedeu a Jacó seu pedido de bênção.

Para mostrar que houve uma mudança real na vida de Jacó. O anjo do Senhor deu a ele um nome completamente novo - יִשְׂרָאֵל Yisrael (Israel).

A chave para entender isso está escondida no significado do nome original em hebraico. A Palavra יִשְׂרָאֵל Yisrael está relacionada com o verbo לִשְׂרות Lisrot que em hebraico bíblico significa lutar, lutar, para exercer influência, neste contexto, com o próprio Deus! (Gen.32: 30) Tão importante foi este evento na história do mundo que a nação descendente de Abraão, Isaac e Jacó foi nomeada após este encontro particular. Estes descendentes serão sempre conhecidos como o Povo de Israel, as pessoas que lutam para exercer influência com Deus.