Parashat Bo (Êxodo 10:1-13:16)

04/01/2014 10:00

A Parashat da semana passada nos contou sobre as primeiras sete pragas , e a desta semana traz-nos os três últimos - gafanhotos , trevas e a morte do primogênito. Mas por que os rabinos separaram a três últimas das outras sete? Porque o que Deus disse na primeira frase do parashah desta semana é tão importante. " Adonai disse a Moshe : Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles E para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais, que tenho feito entre eles; para que saibais que eu sou o Senhor. (Êxodo 10:1-2 ) As palavras," de modo que você pode dizer ao seus filhos e netos " estabelece que aqui é onde Deus começa a dar ao povo judeu uma cultura e uma história que vai agradá-Lo. Anteriormente Deus havia dado Avraham o pacto da circuncisão " de geração em geração " (Gênesis 17) e revelou que pelo Seu Nome YHVH que deveria ser lembrado de geração em geração " (Êxodo 3:15). Mas só agora , depois das experiências que o povo judeu tiveram de se submeter , é que eles se tornam pronto para funcionar como um povo unificado ao longo do tempo e do espaço.

Deus instrui Moshe para dizer ao povo que o calendário é começar com este mês (12:2) , aqui chamado Aviv (13:4) e hoje Nisan . Reis determinou que seus calendários começaria quando começavam a reinar . Aqui Deus é Rei e começando o seu reinado .
 
As instruções de Deus são específicas : " No décimo dia deste mês, cada homem deve tomar um cordeiro ou cabrito para a sua família , um por família - exceto que, se a família for pequena para um cordeiro ou cabrito , em seguida, ele e seu vizinho devem compartilhar um, dividindo-o em proporção ao número de pessoas que comem isso. " Mantenham seus cabritos por quatro dias ", e , em seguida, toda a assembléia da comunidade de Israel irá abatê-lo ao anoitecer. A  frase "toda a assembléia da comunidade de Israel" é encontrado somente aqui na Bíblia. Ela enfatiza a nova unidade do povo , para que não se surpreendem quando obedecerem totalmente o que Deus lhe diz para fazer , a fim de serem libertos da opressão egípcia . Matar o animal ao anoitecer. Não ferver a carne ou comê-lo cru, mas assar. Não deixar que nada disso permaneça até de manhã , ou se isso acontecer, queimá-lo para cima. Comê-lo preparado para sair com pressa. Semear um pouco do sangue do animal nas laterais e na parte superior da moldura da porta . Não deixar a sua casa até pela manhã. "Porque o SENHOR passará para matar os egípcios, mas quando ele ver o sangue na parte superior e em ambos os lados , o SENHOR passará aquela porta e não permitirá que o destruidor entrar em vossas casas e matá-los " (12:23 ) . Tais detalhes, podem ajudar a convencer -nos de que não estamos lendo sobre um evento mítico , mas sobre algo que realmente aconteceu na história.
 
Instruções telégrafo de Deus o fim - eles são para comer a sua carne com matzá (pão ázimo ), antes que eles precisavam se apressar ( 12:8) , antes de ter tomado " a massa, antes que se tornou levedado " ( 12:34) , antes de terem sido " expulsos do Egito , sem tempo para preparar material para si mesmos" ( 12:39) . Também Ele não apenas dá ao povo de Israel instruções sobre a primeira Páscoa , antes do êxodo , mas também sobre Páscoas futuras ", " Este será um dia para você se lembrar e comemorar como um festival de Adonai ; de geração em geração você são para celebrá-lo por um regulamento perpétuo " ( 12:14-21 ) .
 
"Então o povo de Israel foi e fez como o SENHOR ordenou Moshe e Aharon - que é o que eles fizeram " (12:28 ) Para o dia de hoje nós judeus identificar o mesmo com o nosso povo , quando celebramos a Páscoa Incrível como nós estão ligados . . com Deus e uns com os outros ! todos nós fazemos a mesma coisa, mas separadamente em nossas casas , em unidade simultaneamente, mas assumir a responsabilidade de forma independente.
 
Martha e eu me lembro da primeira Guerra do Golfo, em janeiro de 1991 : é o meio da noite ( como no Egito !) E um amigo nos acorda com um telefonema a dizer-nos que os americanos acabam de Bagdad bombardeado . Movemo-nos para o nosso quarto selado , ligar a TV e siga as instruções do porta-voz do exército Nachman de Shai para desempacotar nossas máscaras de gás , sabendo que todos os outros em Israel está fazendo a mesma coisa em seus quartos fechados - e recordou de Páscoa. Como um povo , nós sabemos como agir juntos ainda separadamente.
 
Finalmente, Deus nos instrui o que dizer a nossos filhos e netos e as gerações futuras - veja as quatro perguntas na Hagadá de Pessach feitas pela pessoa mais jovem na mesa. "Naquele dia que você está a dizer ao seu filho :" É por causa do que o SENHOR fez por mim quando eu saí do Egito " ( 13:8).
 
LEMBRE-SE DEUS E o que ele fez . Esta parashah delineia quatro maneiras pelas quais Deus nos ajuda a lembrar que Ele nos tirou do Egito - (1) o seder da Páscoa ( 12:14) , (2) haben pidyon ( dedicar o filho primogênito de Deus , 13:2-3 ) , ( 3) não comer hametz (qualquer coisa fermentada ) por uma semana, e (4) a mitzvah de tefilin ( 13:09 ) . Além disso, também lembre-se que cada Shabat, quando dizemos que na segunda bênção sobre o vinho ", zecher l' tziat mitzrayim " ( em memória do êxodo do Egito ) .
 
Sobre as pragas : Josh Brumbach , líder do Ahavat Sião messiânica Sinagoga em Beverly Hills , CA, escreveu que " cada praga era para trazer um ataque direto contra uma divindade diferente egípcio", um ensinamento que parafraseia 12:12, onde Deus diz , " . que executarei juízo sobre todos os deuses do Egito , eu sou Adonai " Josh dá estes exemplos : "A primeira praga representou um ataque direto sobre a única fonte do egípcio da vida", do Rio Nilo. A segunda praga , rãs, "foi um ataque direto contra Heqet (ou Isis ), muitas vezes representado como um sapo. O nono , escuridão, ataques " divindade primordial do Egito Amen- Ré , que é muitas vezes representado como o sol ."
 
As pragas são dirigidas principalmente contra o Faraó não ou o povo egípcio , mas contra os falsos deuses do Egito . Eles mostram que o poder de Deus é superior à dos falsos deuses . "Porque nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra os principados , autoridades e poderes cósmicos que regem essa escuridão , contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes " (Efésios 6:12) .
 
Texto escrito por David Stern