Palavras de Yeshua

12/04/2015 11:18

Com essas palavras Yeshua inicia o seu ministério.

"Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça".
Mateus 3:15
 
João Batista quando estava batizando, ao ver Jesus, queria ser batizado por Ele, pois se ele estava batizando para o arrependimento como poderia o Cordeiro de Deus, que não tinha nenhuma mancha, nenhum pecado se arrepender. Jesus não tinha nada para se arrepender. Ao se opor a Jesus dizendo, ' sou eu que preciso de ti e vens a mim para o batizar?". Como pode ser isso? Então Jesus responde: "Deixa por agora...".
A quem se dirige João ao pregar o arrependimento?
Às multidões e especialmente aos líderes políiticos e  religiosos da nação de Israel pois haviam se corrompido com os Romanos e com os enganos que esse mundo oferece, deixando assim de obedecer a palavra de Deus, de cumprir o propósito para que foram chamados. Uma nação que tem o dever ensinar as nações do mundo sobre as Leis de Deus. 
 
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
Êxodo 19:5-6
 
Por isso João Batista conhecendo aqueles que estavam buscando o batismo apenas como um ritual religioso sem a intenção de se arrependerem e voltarem a Deus, os chama de "raça de víboras".
Portanto, o chamado de João Batista é para que nos despojemos de todas as distrações do mundo,  de todo anseio pelas falsas riquezas, de tudo aquilo que nos afasta dos ensinamentos de Deus, e voltarmos para a sinceridade da palavra de Deus.
João está recordando uma vez mais a Israel sobre sua origem quando saiu do Egito. Eram escravos e  foram chamados para formar uma nação. 50 dias após a saía do Egito, no Monte Sinai durante a festa de Pentecostes,  foi dado ao povo as palavras que deveriam cumprir para se tornarem livres. Nesse momento foi dado ao povo a chave para a liberdade. 
Justamente na Festa de Pentecostes se dá ao povo palavras de liberdade,. E quais eram essas palvras? Os 10 mandamentos e todas as demais instruções dadas para o povo através de Moisés - a Torah.
 
Agora João se depara não com o cordeiro que livrou o povo do Egito, e sim do Cordeiro de Deus que tira o pecado de todas as nações a fim de  traze-los a liberdade através da  obediência a Palavra de Deus. E conhecereis a Verdade(Palavra Viva - Jesus) e a Verdade os libertará.
 
Assim neste momento aparece Jesus(Yeshua - que em hebraico quer dizer Salvação) pois é Ele que veio para salvar seu povo de todo pecado e condenação. É obvio que Jesus não tem o que se arrepender por isso João se opõe, e com a resposta de Jesus entendemos por que isso tem que se cumprir - para que se cumpra toda a Justiça. A palavra justiça em hebraico é Tsedaka, que tem a ver com o atributo de Deus que é revelar o que Deus é. É a virtude de Deus de dar a cada um aquilo que é justo e o que merece. Jesus representa aquele que é justo(tsadik). A justiça perfeita revelada, de quem vive completamente de acordo com a Palavra de Deus.
Por que Jesus precisa cumprir esse ato de batismo(purificação)? Por que não há ninguém justo. Não há ninguém digno de revelar a palavra de Deus.
 
E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. Apocalipse 5:1-5
 
 
Por isso, não havendo um justo sequer, digno de revelar a Palavra de Deus foi necessário que Jesus tomasse o lugar dos injustos. Era conveniente que alguém repetisse a história do povo de Israel porém agora de uma forma perfeita. Era necessário que alguém restaurasse o pecado do primeiro Adan. 
Apesar de Jesus não ter pecado algum, mesmo assim foi necessário que se batizasse pois estava se colocando no lugar de Adão(humanidade) e do povo de Israel.